História
O Infantário " O Pintainho" é propriedade da Cáritas Paroquial de Sines, canonicamente erecta por Decreto do Ordinário da Diocese de Beja datado de 30 de Janeiro de 1980, como instituição compreendida nos Artigos 3º e 4º da Concordata, gozando de personalidade jurídica por comunicação de 31 do mesmo mês e ano feita, nos termos concordatários, ao Governador Civil de Setúbal.
A Cáritas Paroquial de Sines está ligada à Cáritas Diocesana de Beja nos termos dos respetivos estatutos. Os seus Órgãos Diretivos (Direção da Cáritas e Conselho Fiscal) são propostos pelo Pároco de Sines e homologados pelo Senhor Bispo de Beja.
O Infantário " O Pintainho" funciona com " Creche " e "Pré - Escolar/ Jardim de Infância ", destina-se a crianças de idades compreendidas entre os 0 meses e os 5/6 anos (ingresso da criança no 1º ciclo) O Infantário "O Pintainho" funcionou numas instalações provisórias (pré-fabricado) implantadas em 1980, e desde Junho de 2010 funciona, no mesmo espaço, mas com instalações adequadas, numa construção que responde, qualitativamente, aos objetivos para os quais a instituição e o espaço estavam vocacionados.
A Caritas Paroquial de Sines - O Infantário "O Pintainho", tem acordos de cooperação, com a Segurança Social, desde 1982, para as respostas sociais de Creche e Jardim de Infância. Celebrou novos acordos com o Centro Distrital da Seguranças Social de Setúbal: em 29/08/1997 para Creche e em 20/01/2004 para Pré-Escolar.
Atualmente centra a sua atividade no apoio à primeira Infância e no atendimento e distribuição de alimentos a famílias carenciadas do Concelho de Sines. Ao longo destes anos de trabalho educativo a Caritas Paroquial de Sines tem procurado ser dinâmica, responsável e atenta às reais necessidades da comunidade em que está inserida e evoluir com as transformações e as mudanças próprias do desenvolvimento social, económico e político.
Tal como a família, reservar-se-á, no infantário, uma especialíssima atenção à criança, de modo a desenvolver uma estima profunda pela sua dignidade pessoal como também um grande respeito pelos seus direitos. ( Cf. Familiaris Consortio nº26)

-Tem por missão prosseguir o bem público e eclesial;
-Promover a solidariedade, a educação, a cultura, a integração comunitária e social, sobretudo com os mais pobres;
-Satisfazer as necessidades básicas - afetivas, cognitivas, psicomotoras, sociais, éticas. Estimular o desenvolvimento integral da criança, em colaboração com as famílias.
-Prestar um serviço de qualidade, com competência, rigor profissional, em solidariedade, criando confiança e espírito de equipa, em proximidade, promovendo o bem estar para todos.
Ser reconhecida como uma instituição de referência, consolidando as respostas sociais e atuando de uma forma proactiva face às necessidades emergentes da comunidade.

Valores: Justiça Social e Bem ComumOs valores são princípios condutores da Instituição.Estão sempre presentes em qualquer atividade, construindo BEM COMUM.
Solidariedade/Profissionalismo/Rigor/Honestidade / Lealdade/Pontualidade Assiduidade/Sustentabilidade/Justiça Social
Trabalho em equipa/Bom relacionamento/Abertura ao diferente / Tolerância Diálogo/Afetividade / Dedicação / Alegria
Liberdade Corresponsabilidade/Cooperação/Compromisso/Proximidade / Dedicação Tolerância / Sabedoria / Competência
Orgãos Sociais da Cáritas Diocesana ou Paroquial
Quadriénio 2024-2028
Direção
Presidente
António Luís Barreiros da Silva Brá
Secretária
Telma Andreia Rodrigues da Cruz
Tesoureiro
Maria da Conceição Arantes Martins
Vogal
Maria Alice Santana Marmelo
Vogal
Gracinda Maria Marques Pereira Guedes
Conselho Fiscal
Presidente
Eurico da Silva Ramos
1º Secretário
Luis António Rosa Sobral
2º Secretário
Aureliano Moreira Guedes